sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Boas Festas

(clicar sobre o cartão para AMPLIAR)

O PARM deseja a todos os seus associados e amigos um Santo e Feliz Natal e Próspero ano de 2014.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Passeio Micológico procura destacar um velho caminho medieval

.
Teve lugar no passado dia 30/11 mais uma edição do passeio micológico promovido pelo PARM em articulação com o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (CMTM/PARM), sendo a iniciativa coordenada pelo Engº. Afonso Calheiros e Menezes (da direcção do PARM e técnico superior do PNDI).

Como foi explicado aos vários participantes que não tiveram medo à geada que ainda de manhã se encontrava nas bordaduras do caminho, esta acção visava, para além de fomentar o interesse pela Micologia, acentuar a importância do itinerário seguido, um velho caminho medieval que no século XVI era descrito por um viajante que o seguiu, como "uma calçada toda em ferro".
O facto de bordejar o perímetro florestal, a antiga Mata Nacional do Roboredo, permite, igualmente, um contacto mais directo com esta mais-valia que temos ao pé da porta - a Serra - à qual os moncorvenses pouco ligam.  

Assim, passado que foi o modelo de "desenvolvimento" escorado em efémeros balões de oxigénio, consideramos que é tempo de se apostar em grande num modelo de desenvolvimento alternativo, sustentado, dirigido para os tão propalados "recursos endógenos", para o que a Mãe-Natureza põe ao nosso alcance, e dá-los a conhecer a um número cada vez maior de pessoas, quer da região, quer de fora dela.

Tendo em vista a definição de um conjunto de Percursos (articulados com a Ecopista da antiga Linha do Sabor), que em devido tempo daremos a conhecer, aqui ficam algumas imagens da edição de 2013 do Passeio Micológico, não esquecendo que este itinerário também já por nós foi utilizado numa iniciativa de observação de aves.
Engº. Afonso Calheiros explicando as regras do apanhador de cogumelos.

Achado de um Míscaro ("suillus granulatus")

Achado de uma "sancha" ("Lactarius deliciosus")

Mais dois míscaros - como outros cogumelos, costumam aparecer aos pares, ou em "manada"...

Mas há outros motivos de interesse à beira do velho caminho: vestígios da pedreira do Calhoal, um dos sítios de onde terá vindo a pedra para a monumental igreja matriz de Moncorvo.

A beleza da floresta, só por si justificaria o passeio...

Património edificado da 1ª metade do séc. XX: a casa florestal, harmoniosamente enquadrada na paisagem... 


Outro motivo de interesse: a antiga capelinha de N. Sª da Conceição.

Já no Auditório do Museu do Ferro: os participantes procedem à identificação de espécies recolhidas, recorrendo a manuais e ao saber do orientador da acção.

Seriação dos espécimes pelas suas afinidades e características.

Palestra sobre o mundo dos fungos e cogumelos, bem como as suas potencialidades para a economia local.

No final houve uma merenda, confraternização e pequeno magusto.

A organização agradece a todos os participantes, esperando realizar a próxima edição um pouco mais cedo e com mais divulgação.


(Txt. e Fotos: N.Campos)