quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia Internacional dos Museus assinalado no Museu do Ferro

Hoje foi dia internacional dos Museus, e, como tal foi o mesmo assinalado no Museu do Ferro e da Região de Moncorvo.
Em anos anteriores foi dada prioridade aos mais novos, tendo o museu promovido oficinas criativas com as crianças dos jardins-escola, ou visitas com alunos das escolas, sobretudo do 1º. ciclo.
Este ano foi dada prioridade aos nossos mais velhos, utentes do centro de dia, que fizeram uma breve visita ao museu e, no final, tiveram um momento de convívio nos jardins, realizando algumas actividades e partilhando muito do seu vasto saber, como orações e canções.

Uma das actividades que as senhoras de mais idade realizaram com destreza foi a confecção de vassouras de giestas, as famosas "escovas" com que se varria a casa antes das vassouras de piaçaba e, depois, das de cerdas sintéticas. Mais barato e ecológico!

E no final uma pequena merenda, como não podia deixar de ser! - e ficou o convite aos utentes do Centro de Dia, como a outros interessados, para visitarem o Museu sempre que queiram , podendo usufruir das sombras do respectivo jardim, especialmente convidativo nesta fase do ano.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Passeio pedestre à capela de Senhora da Esperança

(clicar na imagem para ampliar)


Não se tendo realizado o passeio da Pascoela previsto para o passado dia 30 de Abril, por motivos climatéricos, a organização decidiu adiá-lo para o próximo Domingo, dia 8 de Maio, esperando que, desta feita, o tempo ajude.


Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, conta com a colaboração do Museu do Ferro, inserindo-se no esforço de recuperação das antigas tradições e também de divulgação do nosso património, visto que a capela de Senhora da Teixeira (propriedade da Junta de Freguesia) remonta possivelmente ao séc. XV.


O trajecto terá início às 14;30h (convém estar um pouco antes), com saída de frente do edifício da Junta (ao lado do Cine-teatro), e seguirá pela E.N.220 até ao início do "caminho velho" para Açoreira. Este caminho terá a ver com um dos "milhentos" trajectos seguidos pelos peregrinos de Santiago de Compostela, pelo que se poderá considerar também como Caminho de Santiago.

Assim, este passeio será uma espécie de 2 em 1: por um lado visa retomar a tradição do passeio da Pascoela (com merenda no adro da capela), que se fazia na segunda-feira de Pascoela, e, por outro lado, pretende-se dar o conhecer este velho caminho de peregrinos e de mercadores e outros vindos das terras do Sul para Trás-os-Montes (ou vice-versa), com passagem por Torre de Moncorvo.