terça-feira, 29 de junho de 2010

ROTA DO FERRO - Pelos caminhos do Roboredo em BTT

(clicar sobre a imagem para a ampliar)

No próximo sábado, dia 3 de Julho, será realizado um passeio cicloturístico pela serra, com a designação "ROTA DO FERRO - pelos caminhos do Roboredo em BTT".
Esta actividade visa a divulgação do património geomineiro e das potencialidades paisagísticas da serra do Roborêdo, além de procurar fomentar uma modalidade que começa a ter bastantes praticantes no concelho de Torre de Moncorvo e outros concelhos das vizinhanças - o cicloturismo.
A iniciativa realiza-se no âmbito das actividades do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, com o apoio das Juntas de Freguesia de Torre de Moncorvo, Felgar e Felgueiras, da Associação Cultural de Torre de Moncorvo e com a cooperação da MTI-Ferro de Moncorvo, SA.

A actividade terá início pelas 8:00 horas, com concentração junto do Museu do Ferro, ou então pelas 9.00 horas no alto das Fragas da Carvalhosa (minas), atravessando longitudalmente a Serra do Roboredo, com diversas paragens em pontos de observação, terminando no miradouro da capela de Santa Leocádia, onde será servido o almoço (opcional, mediante inscrição paga). Para ver o itinerário clique
aqui.

As inscrições poderão fazer-se no edifício do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, sito no Largo Dr. Balbino Rego, através do telefone e fax do Museu (279252724), ou através do mail - museu-ferro@hotmail.com.

Contamos com a vossa participação e melhor divulgação deste evento!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

VI Simpósio sobre Mineração e Metalurgia históricas no SW europeu, começou hoje em Vila Velha de Ródão

Teve hoje início, em Vila Velha de Rodão, o VI Simpósio Internacional sobre Mineração e Metalurgia Históricas no Sudoeste Europeu, o qual irá decorrer até dia 20 do corrente.

O Encontro terá lugar na Casa das Artes e Cultura do Tejo, com algumas visitas de campo, nomeadamente às minas da Panasqueira.

O PARM e Museu do Ferro & da Região de Moncorvo serão representados pelo consócio e membro da direcção Nelson Campos

Ver: http://nomundodosmuseus.wordpress.com/2010/05/25/vi-simposio-sobre-mineracao-e-metalurgia-historicas-18-20-jun-2010/

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Igreja matriz de Torre de Moncorvo é monumento nacional há 100 anos

.

Igreja matriz de Torre de Moncorvo (foto de N.Campos)

A tomada de consciência da importância dos chamados "monumentos pátrios" e da necessidade imperiosa da sua preservação foi uma longa odisseia, tendo decorrido emergido na Europa do século XIX, depois de os vendavais das revoluções liberais e da "política do camartelo" ter destruído imensos mosteiros, igrejas e castelos. Espíritos mais esclarecidos, como Victor Hugo, em França, ou Almeida Garrett e Alexandre Herculano em Portugal, clamaram no sentido da preservação e da recuperação dos monumentos.

Uma das medidas pensadas para se preservar o que hoje chamamos de "património" (conceito que implica a noção de "herança colectiva", a "heritage" dos ingleses), foi o seu reconhecimento e classificação.

No caso português, há que destacar o papel da Academia das Ciências, que em 1836 promoveu a criação de uma primeira comissão para o levantamento de edifícios importantes, que deveriam ser salvaguardados pelo Estado.

Mais tarde surgiu a Real Associação de Archeólogos e Architectos Civis, que viria a constituir também uma comissão de monumentos nacionais (criada em 1881), tendo em vista uma primeira inventariação de edifícios de excepção, com descrição do estado de conservação e, se possível, desenho.

Outras comissões se seguiriam, quer no âmbito do Ministério da Instrução Pública e de Belas Artes, quer do ministério das obras públicas, até que em 1901 se constituíu um Conselho de Monumentos Nacionais, responsável pela definição de um conjunto de critérios para a classificação de monumentos (decreto de 30.12.1901). - Uma primeira lista foi publicada com o decreto de 10 de Janeiro de 1907, sendo ratificada pelo decreto de 16 de Junho de 1910, faz hoje 100 anos (ver em baixo), incluindo-se neste primeiro lote de monumentos a igreja matriz de Torre de Moncorvo:

Diário do Governo, decº. de 16.06.1910, public. em 23.06.1910
Por: Nelson Campos

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ervas Aromáticas e Medicinais

Realizou-se no dia 12 de Junho, a exposição/workshop sobre Ervas Aromáticas e Medicinais, com orientação do Eng. Afonso Calheiros e Menezes. Esta foi uma temática inovadora no quadro da programação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, que se tornou um verdadeiro sucesso.

Veja aqui algumas fotos deste evento:



A explicação inicial do Eng. Afonso sobre as ervas aromáticas.

Uma das secções com os aromas mais fortes...


A secção bibliográfica também foi muito apreciada.

O público no final da actividade.
A exposição ficará patente até ao final do mês de Julho. Visite e divulgue!
Mais informações sobre esta actividade em: http://torre-moncorvo.blogspot.com/ (post de 14 de Junho de 2010).
.
Fotos PARM (H. Tavares, N. Campos, R. Leonardo)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Exposição e workshop "Ervas aromáticas e medicinais"


Esta actividade consta de uma exposição fotográfica, palestra, seriação e mostra de espécies florísticas com propriedades aromáticas e medicinais, pelo nosso Presidente da Direcção, Engº. Afonso Calheiros e Menezes, técnico superior do Parque Natural do Douro Internacional.
Contamos com a vossa presença no próximo dia 23 de Maio (Sábado), pelas 15.30 horas, no Auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo - venha aprender mais sobre a flora da nossa terra!