sábado, 11 de julho de 2009

Exposição "Vestígios"

Esta exposição consiste numa retrospectiva de mais de 25 anos de trabalhos desenvolvidos pelo PARM, no âmbito da Arqueologia e estudo do Património na região de Torre de Moncorvo. Simultaneamente, pretende sintetizar os conhecimentos sobre a ocupação humana desta região, desde a Pré-história até aos nossos dias.

Trata-se de uma longa e fascinante História, contada através de imagens do arquivo do PARM e de várias peças arqueológicas recolhidas ao longo dos anos. Infelizmente algumas das mais relevantes não se encontram no concelho, por terem sido levadas para museus nacionais, mas, dada a sua importância, delas também se dará conta.

Contamos com a vossa presença e a melhor divulgação deste evento!

2 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente não posso de imediato visitar esta exposição, mas logo que vá a Moncorvo o farei com todo o gosto. Acredito que se trata de um trabalho de grande interesse, atendendo à sólida formação científica dos seus mentores. Para além do que a memória dos lugares se estrutura no seu passado. 25 anos que certamente documentam a preocupação de estudar e conservar com seriedade o património arqueológico da região. Parabéns sinceros pela iniciativa e aí me terão por volta de Setembro ou Outubro.
Daniel de Sousa

N. disse...

Viva Caro Daniel!
Muito Obrigado pelas suas palavras, sempre de estímulo e apreço pelo nosso modesto trabalho. Sobretudo são 25 anos de muito amor à camisola e a esta terra. Não esquecemos nesta mostra o contributo dos nossos antecessores neste campo, desde o Abade Tavares, o prof. Doutor Santos Júnior, o Prof. Doutor Adriano Vasco Rodrigues, ou mesmo, a uma escala mais local, o Dr. Horácio Simões. Todavia, o trabalho mais continuado, com recurso a escavações cientificamente orientadas, foi feito por um pequeno grupo que se corporizou no projecto/PARM. Como também se impunha, acabámos por ser também associação de defesa do património (papel nem sempre compreendido) e até de animação cultural. Desenmbocámos no projecto Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (em parceria com o município), o que nos tem absorvido quase por completo, em detrimento das outras esferas de acção. Dos primeiros constituintes do grupo praticamente só se mantém o secretário, pois os restante seguiram os seus caminhos profissionais por outras paragens. Esta mostra é também uma oportunidade para recordar velhos tempos, além de se dar a conhecer o rico património do concelho, de que aqui apenas está uma pequena parte, todavia prefigurando uma futura Sala de Arqueologia & História do nosso Museu. Importa salientar o contributo da autarquia para este trabalho.
Contamos com a sua visita - até breve!
N.